Carta aberta ao Programa Fiel Torcedor

Caros administradores e profissionais de marketing do programa fiel torcedor,

Entendo que o estádio é novo e que vocês ainda estão tentando entender o comportamento e o perfil do torcedor que frequenta a nova e moderna arena (ainda sem nome, mas tudo bem).

Contudo, a constante mudança na setorização do programa está causando uma péssima experiência aos torcedores regulares que vão em todos os jogos e que buscam desesperadamente um “lugar para chamar de seu” no estádio novo.

Exatamente no momento em que o torcedor regular, aquele que apoia o time incondicionalmente, fonte inesgotável de dinheiro para o clube, que compra até cueca do Timão, que toma decisões de compra quase que 100% baseado em emoção e 0% em razão, o cara que cria as histórias e tradições que depois vocês transformam em ações de marketing enfim, um dos poucos seres que faz do Corinthians o que o Corinthians é, exatamente este cara, este torcedor é penalizado pela troca sem aviso prévio dos setores.

Eu me acostumei ao setor 422 da Leste Inferior, que é o meu local favorito do estádio novo. É o local equivalente ao alambrado da “laranja” do Pacaembú, local que fiz história com o Corinthians empurrando muito lateral esquerdo e direito, incentivando os pontas de avanço que já passaram pelo Timão, tomando chuva, tomando sol, tomando porrada. Tudo bem, o 423 não é longe do 422. Mas não ache que é a mesma coisa. Vocês já foram conversar com as pessoas que ficam ali? Com certeza não. Ali tem pessoas que se conhecem desde (e graças) o início do programa em 2008/2009. Nós temos nossas manias. Nós temos nossas superstições. Nós temos o poder de ganhar jogos. Nós temos o que faz do torcedor corintiano a lenda, o folclore e a expressão cultura brasileira que vocês usam pra ganhar dinheiro. Você, profissional de marketing, tem apenas um diploma. E só. Você não sabe o que é ser corintiano. Você acha que sabe, mas você não sabe.

E agora, do nada, sou empurrado para o setor 423. Eu não ligo em pagar mais para migrar para o Programa Meu Amor e assim voltar ao setor 422 que na minha cabeça é o alambrado do pacaembu. Mas a falta de capacidade de comunicação do programa fiel torcedor com seus sócios mais assíduos é ir no caminho contrário da fidelização que vocês estão buscando. No desespero de colocar 40 mil pessoas no estádio, vocês estão penalizando os seus melhores clientes. Que porra de marketing é este?

Vocês precisam entender que o modelo de programa de sócio torcedor europeu não vai funcionar no Corinthians (talvez funcione lá pros lados do Morumbi onde a torcida não apoia o time). Mas aqui no Timão vocês precisam entender que nós, os verdadeiros fiel torcedores temos uma vida paralela no estádio, com pessoas que só vemos no estádio, com manias que só expressamos no estádio. Para nós, os verdadeiro fiéis torcedores, não é “tanto faz” o lugar que você assiste o jogo. Vocês deviam saber disso a esta altura do campeonato.

Gostaria de saber se haverá mais mudanças na setorização para eu saber qual o melhor plano para mim.

Gostaria também que vocês entendessem que a questão não é ter o melhor lugar. O que o torcedor do Corinthians quer é ter o SEU lugar na casa nova. Conheço torcedores que JAMAIS trocariam a última fileira do Tobogã no Pacaembú por uma cativa na Oeste Inferior com direito a acesso ao espaço VIP e lanche do Bob’s de graça no Estádio novo. Falo com a propriedade de quem tem 20 anos de Corinthians e com certeza falo em nome de pelo menos 10 mil dos seus sócios torcedores.

Fico a disposição caso vocês precisem entender melhor como funciona a torcida do Corinthians.

Fico no aguardo de uma resposta.

Obrigado e Vai Corinthians!

Frederico Bádue, presidente de honra do R.I.P Futebol Clube

Anúncios

Um comentário sobre “Carta aberta ao Programa Fiel Torcedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s