Paraguai 1998 – A derrota mais vitoriosa ou dolorosa das Copas

Era 28 de junho de 1998. Lembro de acordar naquele domingo única e exclusivamente para ver o Paraguai contra a favorita França. A partida começava às 12:30 e deu para se preparar para aquele que seria um dos grandes jogos daquela Copa.

O Paraguai ganhava o carinho do torcedor brasileiro pelas atuações de Arce e Rivarola no Grêmio e Palmeiras; e Gamarra, antes do Internacional e depois Corinthians.  Eram grandes jogadores de nosso futebol brasileiro e além de tudo raçudos, carismáticos e CRAQUES.

Eu não torcia para Palmeiras, Grêmio, Inter, enfim, em nenhum desses times citados, mas torcia para Gamarra, Arce, Rivarola, Paraguai. O Paraguai é um vizinho que sempre me despertou um enorme carinho.  Sempre achei umas bobagens as piadas usadas para diminuir um país tão simpático.

Terra do Cerro Porteño, Olímpia e tantos outros que iluminavam a Libertadores em sua fase de ouro, não essa atual. Lembro de colecionar capas de discos da Perla, não a funkeira brasileira, mas a cantora paraguaia na época que trabalhava em lojas de discos.

A França fez uma primeira fase bem mais ou menos e Zidane, seu grande craque,  estava suspenso. Era a chance do Praguai. Era a nossa chance. Carpegiani era treinador do Paraguai. Nunca torci tanto para um time que não fosse o meu ou o Brasil.

O Paraguai vinha de dois empates contra Bulgária e Espanha, além de uma grande vitória sobre a Nigéria em 3×1. Enfim, tudo para um grande jogo. E não é que foi?

E a partida começou, o Paraguai foi implacável em cada minuto. Nunca vi uma equipe com tanta determinação. O tempo regulamentar acabou em 0 x 0.

Carlos Alberto Gamarra Pávon, o melhor zagueiro daquela Copa, continuava sem cometer NENHUMA falta. Era uma aula de marcação daquele que foi um dos maiores que vimos em campo.  Do seu lado Chilavert, Arce, Ayala e Acuña faziam uma partida exemplar. Na prorrogação era a chance do Paraguai. A França parecia cansar sobre o forte sol.

Gamarra corria já com o ombro imobilizado por uma contusão durante a partida, mas continuava em campo, com a mesma determinação. E não é que o Paraguai quase chegou lá? José Saturnino teve a chance e ela quase estourou as redes de Barthez. Uma pena. Aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação veio o balde de água fria. Lauren Blanc terminou com o sonho guaraní e por quê não de muitos brasieiros naquela tarde de domingo.

28 Jun 1998, Lens, France --- Laurent Blanc scoring the golden goal for France during a round of 16 match of 1998 FIFA World Cup against Paraguay. --- Image by © Olivier Prevosto/TempSport/Corbis

 

Não quero ser polêmico, mas acho que me senti mais triste naquele dia que tempos depois na derrota do Brasil para a mesma França, aí sim, uma grande lavada.

Comemoramos os derrotados, comemoramos a luta desta equipe histórica!

Paraguay-1998

 

por Ricardo Morais

Anúncios

2 comentários sobre “Paraguai 1998 – A derrota mais vitoriosa ou dolorosa das Copas

  1. Belo texto!

    Comecei a torcer para o Paraguai nesta Copa, por simpatizar com o país e com esses jogadores excelentes que passaram em nossos gramados. Sou botafoguense, e em 1998, o Paraguai entrou na minha vida e ganhou um torcedor apaixonado pela albirroja. Tenho camisas, sempre que posso assisto os jogos e meu grande sonho é assistir um jogo do Paraguai nos estádios e quem sabe em um Copa do Mundo. Viva o Paraguai!!! Abraços

    Curtir

  2. Poucas vezes vi um futebol tão bem jogado,e com jogadores realmente defendendo as cores do país que nem esse Paraguai de 98.Essa geração 7 x 1 deveria assistir esse jogo e ver se ainda o nutella soccer MEU REAL sai dessas cabeças.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s