Pacaembu, Sabotage e a saudade

Nos campinhos do Canão e da FEBEM (atual Fundação CASA), Mauro Mateus dos Santos virou Sabotage. Em suas rimas, o Maestro do Canão fintava como o Anjo das Pernas Tortas. Tipo um Pixinguinha nos acordes. Como Mané, o malandro debochava das retas, das curvas e da geometria. Não adianta. Tanto no campo como na quadra, respeito é pra quem tem. O dia é 20 de outubro de 2002, domingão à tarde. O sol tá forte. Aí ladrão, é raridade. Sabotage vai pela primeira e única vez ao Pacaembu ver um jogo do Coringão. A Praça Charles Miller ainda conservava tudo em seu devido lugar: o manto alvinegro negociado a R$15, as barraquinhas de dog e de pernil e, o mais importante, loucos vindos de toda parte. Do Brooklin. Do Anhangabaú. Da Catarina, Espraiada, Fundão, Caracas. Barueri. Jardim Peri, Itapevi. Jardim Repu, Jaqueli. Guaianazes. O corintiano estava lá.

O calor do cimento das arquibancadas esquentou a eterna casa corintiana. E empurrou o Timão pra cima da Ponte. Tipo formiga, um enxame. Deivid pipocou, mas deu Coringão. Sem ti ti ti ti, blá blá blá ou lero lero lero lero. Marcinho tirou do 0x0. 1×0 Timão. Desce mais um espetinho aí pra fechar bem o domingão.

Poucos meses depois, nos despedimos do futebol e de Sabotage. Hoje estão livres, desencarnados. Mas seguem vivos em nossas memórias.

Em um de seus últimos suspiros, o Pacaembu recebeu a final da Copinha entre Corinthians e Botinha, no dia 25 de janeiro deste ano. Um dia após o aniversário de 12 anos da passagem de Sabotage, que devia estar assistindo à partida ao lado do Doutor e seu coração dividido, a molecada fez com que o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho voltasse a ser, por algumas horas, o meu, o seu, o nosso Pacaembu.

“A criançada faz do rap o seu espelho

São Cosme e Damião

Dê-lhes proteção

Na saída do campão

Na final do Coringão

Na passeata do Centrão

Paz para o povão”

 

Por Gabriel “Gabbo” Azevedo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s