O dia que Suarez foi barrado no Flamengo

Lá nos idos de 2006,  o Flamengo mandou pro Uruguai o Andrade para avaliar como olheiro a atuação de um jovem que despontava como promessa no Nacional.

Luizito Suarez.

tumblr_lpyjqiZybQ1qasd3b

Também vi esse jogo. E assim que cheguei ao Uruguai, procurei me informar com os torcedores locais que bola tinha esse jogador.

Fiquei sabendo que ele era chamado de “Saviolita” Suarez, em referência ao argentino Javier Saviola.

Triste ironia.

Vi do alambrado um atacante meio parrudo, brigando com os zagueiros mas também com a bola, num péssimo time do Nacional.

Nem imaginei se ele valia a pena pro Flamengo, mas sim que desperdício foi a passagem do Andrarde.

Andrade-Flamengo-Liverpool-Sebastiao-MarinhoAgencia_LANIMA20150303_0097_52

O tempo do Andrade.

Um volante habilidoso da maior geração do flamengo, acostumado a ver um pouco mais de trás o que fariam Zico, Adílio, Junior, Leandro, ver o Suarez naquela noite de Montevideo.

Sei que na cabeça desapontada do “tromba” cristalizou-se nítido um gramado.

E uma pesada lápide sobre a tumba em que jaz o futebol.

Para confirmar a falta de categoria do garoto uruguaio, o Flamengo mandou junto o pai do Ibson, que tem quase nome de ginasta brasileira, Laís Silva. Com amor de pai, ele também cravou que Suarez era nada e Ibson tudo.

Num time naquele ano seria campeão da Copa do Brasil em cima do Vasco, com gols de Obina e Luizão, realmente não tinha lugar pra Suarez.

“Existia uma parceria com o Nacional e eu fui ao Uruguai conferir. De fato, vetei o Suárez. Tinham nos indicado, falado muito, mas eu não vi potencial. Ele não foi nada bem nos dois jogos que presenciei. Chutava muito mal, não conseguia finalizar e perdia alguns gols dentro da área. Tenho até os vídeos destes jogos. Aos 18 anos, ele não era isso tudo e também não tinha a personalidade dos dias de hoje”

E se nessa semana ele deu dois rolos no David Luiz e sambou na cara de três brasileiros na trombada, penso que pelo menos o Suarez levou no coração a raça uruguaia pra Europa.

Queria vê-lo na Libertadores, brigando por espaço com o Schiavi. Em lugares impróprios para o David Luiz.

Zagueiros brasileiros precisavam maturar mais por aqui, antes de viver La Dolce Vita que é ser zagueiro no campeonato inglês. Ou Francês, que o seja.

por Henrique “Kike de Quintino” Lederman

Anúncios

2 comentários sobre “O dia que Suarez foi barrado no Flamengo

  1. O mais provável de acontecer caso tivesse vindo pro mengão é queimar ele e atrasar muito a carreira dele. Ou então vir, não dar certo, ir pra outro lugar e comer a bola. Se tratando do Flamengo, são as duas opções mais certas do que ia acontecer.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s