Mirandinha: Pensar ou Correr?

Um pedido de socorro

Mirandinha, após um treino do Corinthians, em 1998, nos brindou com uma brilhante reflexão: “Ou eu corro ou eu penso. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”. Todos os presentes caíram na gargalhada.

À época, poucos perceberam, porém, que não se tratava apenas de mais um pedaço de carne ingenuamente jogado à esfomeada imprensa esportiva.

Mirandinha, ali, não advogava em causa própria. Como um Chico Xavier de chuteira e cavanhaque, psicografava um pedido de socorro do já cambaleante futebol no fim dos anos 90: “Chega! Ou eu corro ou eu penso. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”.

Se o tivéssemos levado a sério, olharíamos um pouco pra nossa categoria de base batendo cabeça nos terrões do país. A genialidade de Djalminhas, Marcelinhos e Baixinhos já não tinha mais espaço em meio à correria dos plumosos nomes compostos dos aspirantes a pavões da bola. Desde a base, jogador moderno tem que preencher os espaços do meio-campo e as linhas dos jornalões da vez.

39357

“FUTEBOL DE HOJE ESTÁ CHATO DEMAIS”, gritou Mirandinha recentemente em entrevista, já como treinador ainda com poucos sucessos.

Na época em que atuava nos gramados, Mirandinha muitas vezes imitou porco, urubu ou pescava o peixe na hora de comemorar o gol. Ele falou que se jogasse hoje, faria muito mais. “Eu se tivesse jogando ainda, faria o dobro tudo de novo, não me arrependo”.

Mas não sejamos injustos. Houve quem tenha entendido o recado. O sempre lúcido (e ácido) José Silvério não perdeu a chance de provocar o futebol, na esperança de que ele se sacudisse em seu leito de morte e reagisse:

“Agora não precisa pensar, é só correr”

Ainda não reagiu.

por Gabriel “Maníaco” Moura

Anúncios

Um comentário sobre “Mirandinha: Pensar ou Correr?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s