Ele marcou o gol contra mais lindo dos clássicos

por Rodolfo “Lex Luthor” Araújo

Seja na pelada ou num clássico, marcar um gol contra dói. É a antítese de tudo. A quebra inesperada de um roteiro normal. Uma tragédia dentro da epopeia.

As consequências de um tento assim pode arruinar carreiras – ou, infelizmente, como no caso do zagueiro Escobar na Copa de 1994, levar à morte.

Mas no lance em questão (esse do vídeo acima), a coisa foi menos dramática e mais fabulosa.

Era março de 1998 quando esse baiano sensacional reinventou o gol contra. Normalmente feito às caneladas, resvaladas e carrinhos mal calculados, Oséas Reis dos Santos, centroavante do Palmeiras, testou com uma incrível convicção para o próprio gol após escanteio cobrado por Marcelinho… do Corinthians.

O jogo terminou empatado por 1 a 1, placar que não foi tão danoso para o alviverde. Mas ali havia algo de histórico. Um golaaaço contra. Cada vez que se revê o lance é possível inferir milhões de hipóteses para o feito. Má-fé? Nem pensar. Seria reduzir a genialidade do lance a um improvável mau-caratismo. Oséas multiplicou o futebol por -1.

O pé-de-anjo, como de hábito, jogou a bola com maestria na zona do agrião. O baiano subiu mais que todos, esticou o corpo, parou no ar feito Dadá Beija-Flor e rebateu as tranças para vencer o próprio time. Talvez um autoflagelo, um apagão, uma lambuja para o adversário ou um protesto contra a CBF – nunca saberemos. Pode ter sido um jeito inovador de entrar para a história, também.

Oséas não foi flagelado, nem assassinado. Teve o incrível lance repetido inúmeras vezes por todos os canais. Ganhou visibilidade em um espaço único, lacuna inventada por ele.

Senso de oportunidade que só os centroavantes sabem ter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s